quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Trabalho


Engenharia Ambiental
Disciplina: Biologia
Profº Ramon Lamar
Aluno: Diego Augusto Martins Ferreira

A importância da água e o controle térmico nos organismos
                A água é de extrema importância para todos os organismos vivos. Entre todas as substâncias que compõem a massa de uma estrutura viva, a água é, com várias exceções, a mais abundante. O percentual de água nos organismos vivos varia de acordo com a espécie, atividade metabólica e a idade dos indivíduos. Sendo assim, podemos verificar que em um indivíduo adulto da espécie humana contém 65% de água em sua massa comporal, enquanto em fungos em fase adulta observamos a composição de 85% de água e nas medusas esse valor pode chegar a 98%.
                As principais funções desempenhadas pela água são: solvente e reagente de reações de metabolismo, transporte de substâncias, termorregulação e lubrificante. Abaixo será descrito cada uma dessas funções.
Solvente e Reagente de Reações do metabolismo
                A maioria das reações metabólicas só ocorre quando os reagentes estão dissolvidos em meio aquoso. Isso ocorre porque quando estão dissolvidas, as substancias reagem mais facilmente, já que suas partículas tem maior probabilidade de entrar em contato com as outras substâncias. A polaridade das moléculas de água é o fator responsável pela sua eficácia como solvente de substancias orgânica e inorgânica.
                Além de atuar como solvente de muitos regentes, a água caracteriza- se também como reagentes de diversas reações metabólicas, conhecidas como reações de hidrólise- ( como grego Hidro- água; lise- quebra). Essa reação ocorre quando a moléculas de água é “ quebrada” e seus átomos de hidrogênio e oxigênio são adicionados em outras substâncias. Seja como solvente ou reagente, a água é indispensável para o funcionamento de nosso metabolismo.
                A taxa de água varia de maneira direta com a atividade metabólica, ou seja, quanto maior for essa atividade em uma célula, tecido ou órgão, maior deverá ser a taxa de água nessas estruturas.
Transporte de Estrutura
                Substâncias dissolvidas na água podem ser transportadas para diversas partes da célula ou do corpo. Desse modo, a água, além de contribuir para distribuição de substâncias no interior do organismo, contribui também para o transporte de resíduos do metabolismo, do meio interno para o meio externo. No organismo humano, por exemplo, muitos dos nutrientes absorvidos no tubo digestório entram na corrente sanguínea e são transportadas para outra parte do corpo. Resíduos do nosso metabolismo celular também são excretados através da nossa urina. Assim também a água também atua como veículo de secreção.
Termorregulação
                 A água colabora também para a regulação térmica do nosso organismo. O elevado calor da vaporização e o elevado calor específico da água são propriedades que a fazem atuar como moderador de temperatura nos seres vivos.
                Calor da vaporização é a quantidade de calor necessária para vaporização de uma substância. A evaporação da água realizada em superfícies de organismos terrestres ajuda a manter a temperatura corporal em equilíbrio, pois absorve grande quantidade de  calor dessas superfícies, resfriando- as. Quando a temperatura do corpo ultrapassa determinados valores, as glândulas sudoríparas são estimuladas a produzir e a eliminar mais suor, o que retira calor da pele, reduzindo a temperatura corporal e evitando o comprometimento de suas atividades metabólicas.
                Pode-se definir o calor específico como a quantidade de calor necessária para elevar em 1°c a temperatura de 1 g de uma substância. Para alterar a temperatura da água, que possui calor específico mais elevado que outras substâncias, é necessário fornecer ou retirar uma quantidade de calor. Como a água perde ou ganha calor com dificuldade, isso contribui para que a temperatura do corpo, onde existe grande quantidade de água, permaneça estável durante mudanças bruscas de temperatura no meio. A água é a principal substância que atua na manutenção da nossa temperatura corporal.
Lubrificante
                 A água também tem a função de lubrificar superfícies, diminuindo o atrito entre diversas estruturas do organismo. No nosso cotovelo por exemplo, existe um líquido sinovial, composto basicamente de água, que diminui o atrito nessas regiões, facilitando assim, o deslizamento de uma superfície óssea sobre a outra.
                Como desempenha importantes funções no organismo, é fácil compreender porque os seres vivos precisam manter um equilíbrio hídrico no meio interno. Para manter esse equilíbrio a água eliminada para o meio externo precisa ser reposta, afim de proteger o organismo de uma desidratação excessiva.
                Para concluir, é bom lembrarmos que a água também pode ser produzida nos organismos por meio das muitas reações do metabolismo celular, que são conhecidas como reações de síntese por desidratação, nas quais as moléculas de água são formadas juntamente com outros produtos. Isso acontece na síntese de proteínas, em que, devido à união de aminoácidos, forma-se proteínas e moléculas de água.
                Referências Bibliográficas:
ALBERTS, B. et.al. Biologia Molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2004
AMABIS, J.M; MARTHO, G.R. Biologia das populações. São Paulo: Moderna, 2002.

                

1 comentário: